terça-feira, 3 de julho de 2012

Segundo dia de encontro começa com celebração eucarística e depoimento





Os bispos da Amazônia, reunidos em Santarém desde ontem, iniciaram o segundo dia do 10º Encontro com celebração eucarística na capela do Seminário São Pio X.

Presidida por Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus, a celebração destacou a vida da caminhada pastoral nas práticas das comunidades de base que muito contribuíram para os movimentos sociais.

Houve destaque para o testemunho de Dom Moacir Crecchi, arcebispo emérito de Porto Velho, considerado uma das vozes proféticas na Amazônia. No espaço da homilia, Dom Moacir falou aos participantes da celebração e aos ouvintes da Rádio Rural de Santarém que transmitiu a missa para diversas comunidades amazônicas.




Destacando o entendimento que antes se tinha sobre a missão, Dom Moacir disse o seguinte: “Nós tínhamos a sensação que éramos terra de missão e os missionários deviam vir de fora para nos ajudar. Não tínhamos a ideia de que nós também somos missionários e que devemos colaborar com a missão no mundo inteiro”.

Considerando o documento de Santarém, elaborado há 40 anos, o arcebispo emérito de Porto Velho destacou que “Foi aqui que surgiu nossas quatro primeiras prioridades que depois foram migrando para a Igreja em todo o Brasil”, representando um marco para a igreja no país.

Após a celebração, os bispos iniciaram os trabalhos, primeiro fazendo uma retrospectiva do Documento de Santarém, e em seguida a análise de conjuntura da região, discutindo sobre a realidade socioeconômica da Amazônia.

Os trabalhos desta manhã continuam até o meio dia. Às 14h os coordenadores do encontro vão atender à imprensa em uma entrevista coletiva.


Rosa Rodrigues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário