sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cultura santarena é apresentada aos participantes do 10º encontro



Nunca vi praias tão belas, prateadas como aquelas, do torrão onde eu nasci. Da caieira do laguinho, Mapiri é um carinho, onde cada Juruti. Nunca vi praia tão boa, como aquela da coroa, bem pertinho do Salé. De São Marcos tão branquinha, da candura da Prainha, Vera Paz, Maria José.” Trecho da música “Canção da minha saudade”
Decantando as belas naturais de Santarém (PA), o cantor e cardiologista, João Otaviano, abriu o momento cultural do 10º Encontro da Igreja na Amazônia.  A música “canção da minha saudade” foi a primeira ouvida pelo anfitrião do encontro dos bispos em 1972, Dom Tiago Ryan, ao chegar a Santarém, em 1943. Em novembro próximo ele faria 100 anos, se estivesse vivo.


Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de ouvir canções da cidade e apreciar a apresentação dos jovens do grupo “Bailado de Carimbó”, da Paroquia de Nossa Senhora do Rosário, no bairro do Santarenzinho. O grupo trabalha com jovens em situação de risco e é acompanhado pela Congregação do Verbo Divino.


Para fechar a noite, a cantora santarena, Cristina Caetano, no ritmo do carimbó, apresentou através da música “Esse rio é minha rua”,  uma das realidades amazônicas: o uso do rio como meio de ida e vinda entre as cidades.

No final houve sorteios e os bispos receberam um exemplar do livro “O Missionário do Tapajós”, comemorativo ao centenário de nascimento de Dom Tiago Ryan.



Joelma viana e Ercio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário